Thadeu Lenza

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Publicado em 9.05.2015


Tipos de Microfones

Apesar da finalidade dos vários tipos de microfones serem a mesma, transformar energia sonora em sinal elétrico, cada tipo de microfone tem um processo particular de fazê-lo, e com isso desenvolvem características próprias que são de extrema importância na hora da escolha. A finalidade deste artigo é apresentar os tipos de microfones mais comuns em estúdios de gravação e dar uma breve descrição sobre eles, porém os microfones não se limitam aos tipos e finalidades apresentadas neste artigo, eles são usados de inúmeras maneiras no nosso dia a dia, das mais variadas formas, sempre que um som precisa ser captado.

Os tipos de microfones mais comuns em estúdio são: Dinâmicos, Condensadores e Ribbons (Microfone de fita).

 

DINÂMICOS

Este tipo de microfone é semelhante a um alto falante convencional, possui um diafragma com uma bobina de fio enrolado que se move com a energia acústica transmitida pelo ar. Este movimento é captado por um campo magnético, transformando assim energia acústica em impulsos elétricos. O tipo de construção do diafragma do microfone dinâmico é relativamente pesado, trazendo algumas características.


Características dos dinâmicos:

_ Apresentam resistência a altos níveis de pressão sonora e são duráveis.

_ Relativamente fracos em altas freqüências (agudas).

_Relativamente baratos, se comparados com condensadores e ribbons.

_Não necessitam de alimentação externa de energia para funcionar.


Aplicações comuns

Caixa, Bumbo, Toms, Percussão, Amplificadores (Guitarra, Baixo, etc…), Voice-overs e Broadcast.


Exemplos de microfones dinâmicos:

Shure Sm58, Electrovoice RE20 e Sennheiser MD 421II.


Gráfico de resposta de frequência – Shure SM58

 

RIBBON (MICROFONES DE FITA)

Os ribbon mics também conhecidos como microfones de fita, trabalham de forma similar aos dinâmicos, porém ao invés de ter um diafragma relativamente pesado como é a bobina do dinâmico, o microfone de fita usa uma tira de alumínio extremamente fina como membrana, permitindo que se movimente mais rápido e capte melhor frequências agudas, porém é um sistema muito sensível, pois a fita é extremamente fina e pode ser danificada se exposta a alto nível de pressão sonora.


Características dos ribbons:

_Tem resposta de frequência relativamente flat.

_Tem melhor resposta em altas frequências quando comparados com microfones dinâmicos.

_Não necessitam de alimentação interna ou externa para funcionar.

_São de certa forma frágeis e requerem cuidados para manusear e operar.

_São relativamente caros.


Aplicações comuns:

Microfonação de Sala, Pratos, Baixo, Piano, Violão, Guitarra e Sopros.


Exemplos de Ribbon mics:

Royer 121, Audio Technica AT4081 e Cascate Fathead.


Gráfico de resposta de frequência – Royer 121

 

CONDENSADORES

Os condensadores trabalham com uma membrana fina sobre uma chapa de metal, ambas alimentadas por uma fonte de energia, podendo ser interna (pilha) ou externa (Phantom Power +48v). Quando o som atinge a membrana, ela se move causando variações elétricas que possibilitam uma resposta rápida, favorecendo as frequências agudas e sons com attack time mais rápidos, como tambores e pratos. Os condensadores podem ser Small Diaphragm (Capsula Pequena) ou Large Diaphragm (Capsula Grande). Os small diaphragm geralmente tem um único padrão polar e sua resposta de frequência é ligeiramente limitada quando comparada com os de capsula grande. Já os large diaphragm geralmente tem múltiplos padrões polares e uma resposta de frequência mais ampla.


Características dos condensadores:

_Tem resposta de frequência ampla, repondem bem de baixas à altas frequências.

_Bons exemplares são relativamente caros.

_Requerem alimentação interna ou externa para funcionar.

_Os large diaphragm são relativamente volumosos.

_Geralmente os modelos mais baratos tem inconsistências na resposta de frequências.

Exemplos de microfones condensadores:

AKG C414, Neumann U87, Telefunken U47 e Earthworks QTC50.


Gráfico de resposta de frequência – AKG C414

 

 

 

 

Conheça o instrutor

Thadeu Lenza

Baterista, Produtor e Educador. Thadeu Lenza tem dedicado os últimos 20 anos à música. Começou a tocar aos 8 anos de idade e teve oportunidade de trabalhar em diversos projetos e inúmeras formações, desde trios até orquestra jazz sinfônicas, com vários ícones da música como, Roberto Sion, Bocato e Claudio Roditi, para citar alguns. Em 2011, Thadeu recebeu bolsa de estudos para estudar na prestigiada Berklee College of Music in Boston/EUA, onde ele se graduou “with honors”. Atualmente está de volta a São Paulo, onde divide o seu tempo tocando em shows e trabalhado no seu estúdio, produzindo, gravando e lecionando. Saiba mais »

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